top of page

Cultura Religiosa 

 

Semana Santa é tema de teatro no interior

 

 

#IbraimGustavo colaboração #BrunoPatette

 

 

Municípios de São Paulo mantêm tradição religiosa e apresenta as últimas horas de Jesus Cristo em diversas encenações. Os eventos são gratuitos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Espetáculo do Espaço Cultura Cernart e será no Castro Mendes (Foto Divulgação)

 

 

O Circuito das Águas Paulista abrigará nos próximos dias diversos eventos que faz parte do calendário religioso dos municípios que o compõe. Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Serra Negra já se preparam para receber milhares de turistas vindos de toda parte do país.

 

Jaguariúna mais uma vez apresentará a encenação de A Paixão de Cristo no Centro Cultural, a partir das 20h30. Para disponibilizar mais conforto aos espectadores, no local já estão sendo montados arquibancada e cenário, num ambiente a céu aberto e de fácil acesso.

 

O secretário de turismo e cultura Fernando Pereira disse que o evento é importante no calendário de Jaguariúna e que a expectativa é repetir o sucesso do ano passado. “São dois grupos de teatro da cidade além de atores amadores. Estamos valorizando o trabalho de artistas locais num evento que já se tornou tradicional na cidade”, enfatizou o secretário.
 

Em Pedreira, o sistema de som e iluminação dará um destaque especial nas encenações que foram totalmente reformuladas e, agora, o espetáculo será apresentado no Jardim Náutico Represa, na noite do dia 3 de abril, e na Concha Acústica, no dia 4. Cerca de 200 pessoas participam dos projetos de páscoa na cidade.
 

A Vila de Páscoa também é novidade no município. Ovos de enfeite, coelhos, cenouras e painéis temáticos fazem parte do cenário que tem como objetivo atrair a muitas crianças. Todos os eventos estão marcados para iniciarem às oito horas da noite.

 

Uma atração especial está marcada para ocorrer em Amparo. O Coral Integrado, Conservatório Integrado, fará a trilha sonora “Ao Vivo” durante a encenação da peça A Paixão e a Morte de Jesus Cristo. “Será um momento grandioso. Nos preparamos muito para este espetáculo e temos certeza de que o público vai se emocionar”, disse a regente do coro, Daniela Lino. Além do coral, um grupo orquestral também estará presente. Ao término da apresentação haverá a Procissão Luminosa do Senhor Morto, o Canto de Verônica e o Sermão da Soledade. São aguardadas mais de 4 mil pessoas na Igreja São Sebastião, local da encenação que tem início previsto para as 20h.

 

A tradicional procissão temática que se inicia na praça Barão do Rio Branco (Jardim do Getsêmani) e termina na praça Lourenço Franco de Oliveira, em frente ao Mercado Cultural (local da crucificação), está marcada para ocorrer em Serra Negra nesta sexta-feira (03), a partir das 20h. A multidão acompanha as últimas horas e toda a caminhada de Jesus Cristo em marcha junto aos atores. Entre os cenários ainda constam o Fórum Clóvis Bevilaqua e a Praça João Zelante, que se transformam em tribunais romanos e judeus, onde Cristo foi sentenciado à morte.

 

Serra Negra terá ainda a 1ª Feira Artesanal de Páscoa no Mercado Cultural. O diretor de cultura Oscar Brolezzi afirma que as atrações fazem parte de um calendário diferenciado no município: “iniciamos os trabalhos de exposições de artistas e artesãos serranos no natal. Vamos dar continuidade em datas festivas como a páscoa e o dia das mães, de forma a incentivar esses profissionais”. O grupo musical de catira e a banda New Classics Acoustic se apresentarão no local. A feira é aberta ao público a partir das 14h.
 

E a música toma conta da praça João Zelante nos dias 4 e 5 de abril. MPB (O Realejo), Rock (AMP 70 e Banda 7 Galo) e Erudito (Banda Lira de Serra Negra) estão entre os ritmos selecionados para animar serranos e turistas.

 

Você pode escolher: teatro, música, dança, exposições. Muita arte e cultura no final de semana mais religioso do Brasil.  

 

 

 

#Campinas

Cidade também recorda a emocionante história de Jesus Cristo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encenação da Paixão de Cristo pela Companhia Santa Inês de Teatro Amador (CSITA) 
(Foto Divulgação)

 

 

Em Campinas, o público poderá acompanhar dois espetáculos; um ao ar livre, que é gratuito mas quem quiser pode colaborar doando um quilo de alimento; e um no Teatro Municipal José de Castro Mendes com duas apresentações.

 

No Castro Mendes a produção é do Espaço Cultura Cernart e a direção geral é de Walter Rhis, que está a 10 anos com o projeto no município. O drama relata a vida, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A peça traz diversos elementos técnicos que envolvem as artes do teatro, do circo e da música. Ao longo destes 10 anos O espetáculo esteve em diversos teatros de Campinas e região e em instituições sociais, como associações de bairro, igrejas e presídios.

 

Rhis, diretor geral afirma que  “é uma história de fé, de esperança e de muita emoção, contada por aproximadamente 50 artistas, entre atores, cantores, dançarinos e coreógrafos”.

 

Já ao ar livre será apresentado no Jardim Vista Alegre é produzido pela Companhia Santa Inês de Teatro Amador (CSITA), está na 12ª edição.

 

De acordo com os organizadores, o espetáculo é grandioso e planejado para surpreender ainda mais o público em relação ao ano passado. São 120 atores e mais de 20 pessoas na área técnica.

 

Serão quatro palcos. Em dois a história se desenrola com a maior parte dos personagens. No terceiro será a cena da crucificação e, no quarto, o espaço onde Judas se enforca em uma árvore, na beira de um barranco.

 

Entre tantos momentos surpreendentes, a Companhia promete que a cena final, quando Jesus sobe ao céu, seja a mais arrebatadora. “No dia da apresentação haverá outras surpresas para o público”, afirma Diego Faria, um dos organizadores.

 

A ideia de encenar “A Paixão de Cristo” teve início em 2003, por um grupo de amigos. Desde então, o projeto cresce a cada ano e, mais de uma década depois, tornou-se grandioso em tamanho, estrutura, público e importância. Na primeira edição, o público foi de 600 pessoas, em 2014 chegou a 15 mil. O objetivo é que este ano tenha um número ainda maior.

 

As apresentações acontecem na quinta e na sexta-feira, dias 02 e 03, às 20h30, tanto no encenação no teatro quanto ao ar livre. 

 

Para mais informações:

 

Jaguariúna: (19) 3837-3176;

Pedreira: (19) 3853-3203;

Amparo: (19) 3807-4133

Serra Negra: (19) 3892-4937

Campinas: (19) 2116-0577

 

 

 

 

 

 

 

 

Festa de Sant’Ana une religiosidade e atrações musicais

23.07.2015

 

 

 

#BrunoPatette

 

Evento chega à 83ª edição e terá música, missas, procissão e comidas típicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Sant'Ana em seu altar na matriz (Foto: Divulgação)

 

Uma das mais tradicionais festas chega esse ano a sua 83º edição, a “Festa de Sant´Ana”, que acontecerá neste final de semana, de 24 a 26 de julho, no distrito de Sousas, Campinas. O tema deste ano é “Com a Mãe de Maria servir com alegria”, que lembra a união das comunidades trabalhando juntas. Serão três dias de comemorações com programação variada de músicas, missas, procissão e uma praça de alimentação com comidas típicas. A entrada é franca.

 

Segundo Ana Lúcia Miranda, integrante da organização da festa, as festividades devem reunir cerca de 10 mil fiéis. “Nós da comissão estamos muito empolgados e estamos fazendo o nosso melhor para que a festa seja linda. O que faz atrair mais pessoas para as comemorações é a programação religiosa, assim como a procissão com andores que são ornamentados pelas famílias do distrito. É uma festa para toda família”, ressalta ela.

 

Na sexta (24) haverá uma missa às 19h30 com a participação do Grupo de Jovens. E depois shows com as bandas Rock Mix (Cover de U2), e Sinca Chambord - (História do Rock).

 

No sábado (25), programação musical é variada, começando a partir 12h30. E a programação religiosa trará uma missa às 19h, com a bênção das chaves de veículos e residências.

 

No domingo (26), as festividades começam às 8h45 com a chegada da imagem do esposo de Sant’Ana, São Joaquim. Após haverá missa solene com a bênção das famílias, do bolo da padroeira e contará com a participação do Coro Paroquial Sant´Ana. Às 15h45 será a saída da tradicional procissão com os andores enfeitados pelas famílias da comunidade, e às 17h15 haverá uma Missa do dia de Sant'Ana e São Joaquim, que terá uma benção especial para os avós.

 

Domingo é dia de Música Popular Brasileira (MPB), Samba e Sertanejo de raiz, que terá início às 11h00. A festa segue até a noite.

 

 

Confira a programação completa

 

Trânsito

 

Com a finalidade de organizar o trânsito no distrito, Agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) prestarão apoio operacional ao evento. O trecho da Rua Monsenhor Dr. Emilio José Salim entre as ruas Coronel Alfredo Augusto do Nascimento e Humaitá ficará interditado a partir das 8h desta sexta, 24/07, até meio-dia da segunda-feira, 27/07, para a 83ª edição da Festa de Sant’Ana, na Praça Beira Rio, distrito de Sousas. Também será bloqueada a Rua José Pedroso.

 

No sentido centro, os motoristas desviarão por Rua Coronel Alfredo Augusto do Nascimento, Rua Siqueira Campos, Av. Dona Maria Franco Salgado e Rua Telêmaco Paioli; no sentido bairro, pelas ruas Telêmaco Paioli, Dona Maria de Almeida Magalhães e Coronel Alfredo Augusto do Nascimento.

 

Haverá procissão no domingo, às 15h, quando são esperadas aproximadamente 500 pessoas, partindo da Praça Beira Rio e percorrendo Monsenhor Dr. Emilio José Salim e Dona Maria Franco Salgado até a subestação da CPFL. Os fiéis retornarão pelo mesmo trajeto.

 

Na madrugada desta quinta-feira, 23/07, a Emdec reservou vagas em ruas paralelas (Siqueira Campos e Dona Maria de Almeida Magalhães), entre as ruas Coronel Alfredo Augusto do Nascimento e Humaitá, assim como no trecho da Coronel Alfredo Augusto do Nascimento entre Monsenhor Dr. Emilio José Salim e Dona Maria de Almeida Magalhães.


Programe-se

 

83ª Festa de Sant´Ana

 

Local: Paróquia de Sant´Ana, em Sousas. Rua Siqueira Campos, 90.
Data: entre os dias 24 e 26 de julho
Informações: (19) 3258-2263
Entrada: gratuita

 

 

 

Tags: #Cultura Religiosa #Festa de Sant'Ana #Sousas #Final De Semana

bottom of page