top of page

Literatura

 

O livro "Memórias Póstumas de Brás Cuba" será tema de Encontro de Leituras

23.06.2015

 

 

#BrunoPatette

 

O plano é que vire rotina torne o encontro em um "clube do livro"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro, um clássico da literatura

 

Por meio dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das imagens, vivências, sonhos, viajamos para outro mundo, outra dimensão, assim a importância da leitura. Pensando nisso, a Biblioteca Pública “Guilherme de Almeida”, em Sousas, promove o “Encontro de Leituras”, nesta quinta-feira, 25 de junho, a partir das 17h30. O evento, gratuito, é aberto ao público em geral, especialmente a partir dos 15 anos de idade.

 

A ideia é ser um “clube de leitura”, no qual grupos de amigos escolhem um livro em comum, para ser lido simultaneamente, e depois se encontram para trocar impressões e conversar sobre a história. O plano é que a partir deste primeiro encontro outros sejam realizados uma vez por mês.

 

O livro do mês de junho é “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis. Um clássico da literatura que já integrou a lista para os vestibulares durante muitos anos. Pode ser facilmente encontrado em livrarias ou sebos. A Biblioteca Pública de Sousas dispõe de vários exemplares deste título para ser emprestado.

 

Segundo o coordenador da Biblioteca de Sousas, Adriano Bueno, “trocar impressões é sempre enriquecedor. Cada um vê o livro de um ângulo diferente, de acordo com seu olhar”. Adriano convida a todos para compartilhar a sua opinião, ouvir outras histórias, rir e tomar um chá com a gente.

 

Como fazer o empréstimo de livros:

 

- Leve 1 foto 3x4;

- 1 comprovante de endereço (conta de água, luz, etc.);

- Documento RG

- O cadastro é feito na hora e o usuário já pode levar um livro. O prazo é de 15 dias para devolver ou renovar.

 

Programe-se


“Encontro de Leituras” - "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis

 

Data: 25 de junho, quinta-feira

Horário: 17h30

Local: Biblioteca Pública Distrital de Sousas "Guilherme de Almeida" - Rua Cabo Oscar Rossin, 63, Sousas

Informações: (19) 3258-4515 e e-mail: biblioteca.sousas@campinas.sp.gov.br

 

 

Tags #Literatura #Encontro de Leitura #Biblioteca

 

Livro infanto-juvenil 'As cores do esquisito' aborda o tema do bullying

19.07.2015

 

 

#BrunoPatette

 

O autor irá doar mil exemplares para estudantes da rede municipal de ensino

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capa do livro. Foto: Divulgação

 

Quando um garoto percebe que não se encaixa em lugar algum, onde ele poderia encontrar refúgio para descobrir quem é de verdade? Esse é o enredo do livro infanto-juvenil "As cores do esquisito", escrito por Sérgio Biscaldi e ilustrado por Renan de Oliveira,  que será lançado em Campinas nesta segunda-feira, 20 de julho, às 18h30, na Livraria da Vila, no Galleria Shopping. O livro é um projeto de estímulo à leitura contemplado pelo Fundo de Inestientos Culturais de Campinas (Ficc), da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Com linguagem simples, texto enxuto e desenhos coloridos, o livro aborda um tema atual e recorrente: o bullying. A história gira em torno de um menino que não consegue ser aceito pelos colegas de classe por não possuir nenhuma das habilidades das outras crianças. Além disso, tem uma aparência considerada meio estranha. Hostilizado, o garoto se tranca no quarto e dá início a uma grande fantasia.

 

Este é o primeiro romance do escritor Sergio Biscaldi. "O livro evoca os primeiros medos de uma criança, o de encontrar um lugar no mundo", ressalta ele.

 

O autor vai doar parte da tiragem de mil exemplares para estudantes da rede municipal de ensino e venda ao público por um preço popular. Além disso, fará uma série de palestras em escolas e bibliotecas da cidade.

 

Antes de ser lançado em Campinas, o livro “As cores do esquisito” será apresentado na 21ª Fest Comix, a maior e mais tradicional feira de quadrinhos do Brasil, que acontece em São Paulo entre os dias 17 e 19 de Julho.

 

Sobre o autor

 

Publicitário e roteirista, Sérgio Biscaldi nasceu em São Paulo, viveu em Poços de Caldas (MG) e mora em Campinas desde 2000. Atualmente dedica-se ao seu segundo livro infantil, cujo título provisório é “Minha mão esquerda não é direita”. 

 

Sobre o ilustrador

 

Músico e estudante de Publicidade, Renan de Oliveira nasceu em Niterói (RJ) e vive em Campinas. Desenha desde muito jovem e já expôs no México e nos Estados Unidos.

 

 

Programe-se

 

"As cores do esquisito", de Sergio Biscaldi

 

Data: 20 de julho, segunda-feira

Local: Livraria da Vila, no Galleria Shopping (Rod. Dom Pedro I, s/ nº - Jardim Nilópolis - Campinas - SP)

Horário: 18h30

 

 

Tags: #Literatura #AsCoresDoEsquisito #SergioBiscaldi #Bullying #Lançamento

 

Mais de 5 mil títulos vendidos a preços populares na 1ª Feira do Livro

13.01.2016

|

#BrunoPatette

Várias editoras e obras podem ser encontradas a partir de R$ 5,00

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Feira do Livro de Campinas: no Centro. Foto: Divulgação

 

Com o intuito de trazer cultura e insentivar a leitura, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Circuito Cultural AD Livros realiza até o dia 10 de março a 1ª Feira do Livro da Cidade de Campinas. O evento acontece diariamente, das 9h às 21h, na Praça Rui Barbosa, no Centro. 

 

Serão mais de 5 mil títulos vendidos a preços populares - podem ser encontradas publicações a partir de R$ 5,00. As obras são de várias editoras, entre elas Record, Melhoramentos, Cia. Das Letras, Girassol, Ciranda Cultural, Editora Abril, Editora Globo, Sextante, Ediouro entre outras.

 

O projeto acontece em outras cidades como Santo André, Diadema, Limeira, Americana, Piracicaba e nas subprefeituras de São Paulo (Sé e Jabaquara).

 

Programe-se

 

1ª Feira do Livro na Cidade de Campinas

 

Datas: até 10/03

Horários: diariamente, das 9h as 21h

Local: Praça Rui Barbosa – atrás da Igreja Catedral - Rua 13 de Maio- Centro – Campinas

 

Tags: #Livros #1ª FeiraDoLivro #Campinas

 

 

 

'Aprendendo com Caricas', realiza oficina de caricatura e roda de conversa

24.11.2015

|

#BrunoPatette

 

Todos os desenhos feitos serão expostos na Biblioteca Ernesto Manoel Zink

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da última edição. Foto: Divulgação

 

A Biblioteca Municipal Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”, da Secretaria de Cultura de Campinas, realiza nesta quarta-feira, 25 de novembro, às 14h, uma edição do projeto “Aprendendo Caricas”, uma oficina de caricatura e roda de conversas. A atividade será oferecido aos alunos do 6º ano do ensino fundamental 2 da Escola Estadual Dr. Thomas Alves. Todos os desenhos feitos pelas crianças serão expostos na Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink.

 

Na oficina, os alunos poderão visitar a exposição de livros adquiridos nesse projeto, manuseá-los e também escolher alguns para levar para a mesa de desenho. Por fim, as crianças sentarão em uma mesa e, com papel e lápis, iniciarão a oficina. O caricaturista Fabiano Carriero ensina os primeiros passos para aqueles que não têm conhecimento e também orienta com dicas de aperfeiçoamento e técnicas para aqueles que já possuem algum conhecimento na arte de desenhar.

 

Na roda de conversas com Fabiano Carriero e Marilucia Ferreira, autora do livro Balança Malu!, apresenta alguns conceitos e ideias sobre a arte de fazer caricaturas e charges.

 

“Aprendendo com Caricas” já realizou duas oficinas de caricaturas na Biblioteca Municipal Ernesto Manoel Zink, com dezenas participantes. Crianças e adolescentes da Escola Estadual Carlos Gomes, puderam participar da confecção de charges, cartuns e caricaturas, e também, vivenciar todo o processo de inspiração conceitual necessário para construir tais desenhos, que levam grandes mensagens e constituem uma grande estratégia de comunicação.

 

No dia 1º de dezembro, às 10h, será realizada a última oficina e roda de conversas no CPTI (Centro Promocional Tia Ileide) com crianças de idade entre 10 e 14 anos.

 

O projeto

 

No início, o projeto consistiu na aquisição de livros sobre e que contenham caricaturas, cartuns e charges e sua divulgação e movimentação através de oficinas de leituras e aprendizagem básica da arte de desenhar. A metodologia das atividades abrangeu o público infantil (acima de 10 anos). Ele justificou-se pela importância que a formação de leitores a partir da infância tem para o aprendizado e, dessa maneira, iniciar e continuar o convívio em espaços voltados para leitura, nesse caso, em bibliotecas municipais.

 

Por meio da experiência com crianças, percebeu-se que o aprendizado através de desenhos facilita o entendimento e fixa melhor os conceitos e informações recebidas. Devido a isso, surgiu a ideia de juntar a leitura com a informação através de caricaturas, charges e cartuns. Como trata-se de desenhos um pouco mais elaborados, optou-se pela idade mínima de 10 anos, quando a criança já está com a parte motora bem desenvolvida.

 

Fabiano Carriero

 

Carriero, nasceu em 1981 e é natural de Campinas. Morou uma boa parte em Araruama (R J), onde aprendeu a gostar de quadrinhos. Atualmente, trabalha principalmente como caricaturista em eventos e na feira do Centro de Convivência de Campinas desde 2008, além de ilustrações, charges, tiras e fanzines como a Seu Monstro 2008, publica nos jornais Jornal da Vila e Folha de Campinas, já expôs em diversos lugares, como Clube Cultura Artística, Pinacoteca Municipal de São Caetano do Sul, Estação Guanabara, Centro Ciências Letras e Artes / Museu Carlos Gomes, Museu de Imagem e Som de Campinas, Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda”.

 

Programe-se

 

Projeto Aprendendo com Caricas

 

Novembro

Dia:25 de novembro, quarta-feira

Horário:14h

Local: Biblioteca Municipal Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida” - Rua Maneco Rosa, 55/63, centro de Sousas, Campinas

 

Dezembro

Dia:dia 1º de dezembro, terça-feira

Horário: 10h

Local: Centro Promocional Tia Ileide (CPTI) - Rua Vladimir Pinto, 37 - Chácara Boa Vista, Campinas

 

Entrada franca

 

Tags: #Biblioteca #Caricas #RodaDeConversa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page